O antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima situa-se num edifício do século XVII, adequadamente restaurado e adaptado na última década.

Esse edifício que é obra do engenheiro militar Michel de l'École, foi mandado construir por D. Luísa de Gusmão na altura das guerras da Restauração, através do Governador das Armas de Entre Douro e Minho, Diogo de Lima Brito Nogueira.

Destinava-se a construção a servir de hospital para recolher e tratar os soldados feridos nas lutas com os espanhóis, ficando a sua manutenção, cujas despesas eram pagas pelo Estado, a cargo de dois religiosos de S. João de Deus, ordem vocacionada para a assistência hospitalar aos enfermos.

Feitas as pazes com Espanha, em 1668, passava o hospital a ser desnecessário, de tal modo que deixou de funcionar em 1683, sendo oficialmente extinto por decreto de 26 de Agosto de 1716. Os religiosos, por insistência da população e do senado, ainda aí se mantiveram por mais algum tempo, mas em 1718 a Vedoria Geral e Contadoria militar da Província do Minho tomou conta do edifício, que arrendou a particulares.

A Requerimento da Sociedade Económica dos Bons Compatriotas Amigos do Bem Público, fundada em Ponte de Lima em 1779, foi cedido o edifício para nele funcionarem as Escolas práticas de fiação e tecidos. Por extinção daquela sociedade, o edifício passou, em 1787, para a administração do município.

A Misericórdia de Ponte de Lima, sentindo a necessidade de mais amplas instalações para o seu hospital, obteve, em 1805, a cedência do edifício, mas não tinha ainda concluído as necessárias obras de adaptação e restauro, quando as interromperam as invasões francesas. Ocupou-o prepotentemente o batalhão de Sapadores 12, em 1814, servindo-lhe de quartel até à sua transferência para Barcelos, em 1828.

A Fazenda Nacional arrematou-o em 14 de Setembro de 1868, passando às mãos dos particulares, e esporadicamente também às da Misericórdia, enquanto avançavam as ruínas. Felizmente foi adquirido para nele ser instalado o novo Quartel dos Bombeiros Voluntários, que aí funciona desde a inauguração oficial, em 20 de Setembro de 1980, depois de modelares obras de restauro e adaptação, orientadas pelo Eng.º José Torres de Magalhães.

Quartel velho:
AHBVPL
Contactos

Avenida dos Bombeiros Voluntários

4990 Ponte de Lima

Telefone: 258 909 200

Fax: 258 909 206

Email: geral@bv-pontedelima.com

+